A API Cloudware permite integrar o Cloudware Business com outros softwares, como por exemplo com lojas online, software CRM, software de gestão interna e de operações, aplicações de gestão de condomínios, permitindo a emissão de faturas automaticamente, assim que recebe uma nova encomenda ou fecha uma lead, sincronizar as informações de clientes, produtos e serviços, registar documentos de compra, entre outros. 


⚠️  A utilização da API Cloudware requer conhecimentos de programação, pelo que este artigo faz, naturalmente, alusão a alguns termos técnicos.



O acesso à API Cloudware requer uma autenticação por OAuth, usando credenciais de acesso obtidas diretamente na aplicação Cloudware Business.


Estas credenciais de acesso são únicas, intransmissíveis e apenas podem ser obtidas por utilizadores com perfil de acesso de Empresário no Cloudware Business.



Comece por aceder à aplicação Cloudware Business, de modo a obter as credenciais de acesso. Para tal, deve seguir a opção de menu Empresa > Configurações > Dados API.



Será aberta uma janela, onde terá acesso às credenciais: Identificador e Segredo, bem como ao endereço de Autenticação por OAuth e de acesso à API.



Para configurar o acesso à API, deve seguir os passos detalhados na página https://cloudware.gitbook.io/api/acesso-a-api-comercial.

De seguida, toda a documentação está disponível no link https://developer.toconline.pt/.

Adicionalmente, anexamos alguns exemplos, que poderão auxiliar a implementação da API.




Para qualquer questão ou esclarecimento adicional, sugerimos o contacto pelo email suporte@cloudware.pt.


Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware