Este questionário tem como objetivo recolher as informações dos fornecedores, com vista ao processo de adesão à solução FE-AP (Fatura Eletrónica na Administração Pública), fornecida pela eSPap.



No primeiro ecrã, são prestadas as informações iniciais e o resumo dos passos de adesão.


O Guia Técnico para a Transmissão de Documentos Eletrónicos para a solução FE-AP está disponível para consulta, clicando aqui.
Para o envio de questões acerca da Faturação Eletrónica EDI às entidades públicas, pode utilizar o formulário de Questões de Fornecedores.



1. Dados de identificação do fornecedor


De seguida, deve preencher todos os campos relativos à identificação do Fornecedor.




2. Dados do responsável pelo projecto


No passo seguinte, são pedidos os contatos do fornecedor e da equipa de projeto.




3. Descrição dos requisitos do negócio


De seguida, são solicitados os requisitos de negócio do fornecedor: o número de documentos de faturação a emitir por ano e periodicidade de transmissão e a indicação das entidades públicas clientes com maior número de faturas.



Tem igualmente que ser preenchida a lista de contraentes públicos, que deve incluir todas as entidades públicas clientes para as quais o fornecedor pretende emitir faturas eletrónicas EDI. 



Para concluir esta secção, indique se pretende anexar documentos de suporte à fatura e, em caso afirmativo, quais os tipos de anexos e, no ponto 3.4., qual o software de faturação que utiliza.




4. Definição do canal de envio da faturação eletrónica


Nesta secção, indique o canal de envio da faturação eletrónica para as entidades públicas que pretende utilizar.


O Cloudware Business permite a transmissão de documentos através da plataforma de faturação eletrónica FE-AP, desenvolvida e implementada pela eSPap, sem custos de utilização, pelo que sugerimos a opção pela .


Caso pretenda utilizar esta solução deve assinalar a respetiva opção no campo 4.2.. De relembrar que, para emitir faturas eletrónicas EDI através da plataforma FE-AP da eSPap, é necessário que a entidade pública cliente esteja registada na plataforma da eSPap.


Pode consultar a listagem de entidades públicas aderentes à plataforma FE-AP, clicando aqui.



5. Dados para a fase de testes


Comece por indicar os NIF de Entidades Públicas suas clientes.



De seguida, indique os emails de contacto, sinalize os tipos de documentos a emitir e anexe Exemplos de fatura e nota de crédito emitidas a uma dessas entidades.



Para concluir o formulário, clique em Concluído.




Em resposta a este formulário de tipificação do projeto, a eSPap enviará um email com as instruções e informação técnica essencial para o preenchimento do questionário técnico de adesão à FE-AP. 



Todas as dúvidas, decorrentes do processo de adesão, devem ser submetidas através do formulário disponibilizado pela eSPap. Poderá igualmente aceder à área de questões frequentes, clicando aqui.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware