Bem-vindo
entrar

Introdução e objetivos do módulo de Reconciliações Bancárias

Introdução


O módulo de Reconciliações Bancárias tem como objetivo principal o auxilio do contabilista no processo de reconciliação dos extratos bancários e dos movimentos contabilísticos nas contas de bancos.


Foi desenvolvido adicionalmente um assistente para a associação, geração e verificação de registos de recibos de clientes e pagamentos a fornecedores a partir dos movimentos dos extratos bancários importados.



Objetivos

  • Confirmação dos registos do extrato bancário contra os lançamentos na respetiva conta na contabilidade;
  • Associação automática dos registos de entrada de dinheiro no extrato bancário aos recibos emitidos a clientes;
  • Associação automática dos registos de saída de dinheiro no extrato bancário aos documentos de pagamento a fornecedor previamente criados;
  • Sugestão automática de emissão de recibos (RC) quando é encontrada uma fatura com um valor pendente semelhante ao registo de entrada de dinheiro no extrato bancário;
  • Sugestão automática de emissão de documentos de pagamento a fornecedor (PF) quando é encontrada uma fatura de compra com um valor pendente semelhante ao registo de saída de dinheiro no extrato bancário.



Requisitos para utilização das Reconciliações Bancárias


Utilização em empresas com o plano Starter subscrito


O módulo de reconciliações bancárias pode ser utilizado apenas como uma função da Gestão Comercial para apoio ao empresário na geração de recibos e documentos de pagamento e de associação automática de registos de entrada e saída de dinheiro no extrato aos respetivos documentos.


A utilização do módulo de Reconciliações Bancárias apenas como uma função da Gestão Comercial não exige nenhum licenciamento adicional, bastará para isso ter o plano Starter ativo na empresa.


Utilização em empresas com o plano Premium subscrito


Nas empresas com o plano Premium ativo, o contabilista conseguirá efetuar a reconciliação do extrato bancário contra os movimentos na contabilidade de qualquer exercício onde tenha acesso de leitura e escrita. Não tendo acesso de escrita no exercício, se for dada permissão a reconciliações conseguirá no entanto consultar os mapas de posição de reconciliação e os respetivos movimentos conciliados. Saiba como editar o acesso dos utilizadores ao exercício, clicando aqui.


É possível, também, utilizar, pelo empresário e/ou pelo contabilista, a função de sugestão e associação de recibos e pagamentos a fornecedores, como, pelo Contabilista, a reconciliação dos movimentos contra a contabilidade.



Conheça a estrutura do módulo de Reconciliações Bancárias, clicando aqui.


E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.