Bem-vindo
entrar

Informação do painel de bordo da empresa

Painel de Bordo


O Painel de Bordo apresenta uma visão dinâmica da posição mensal e acumulada das Compras e Vendas e do Resultado, bem como uma análise de Tesouraria e uma Previsão do IVA a Pagar/Receber para o período corrente. 


De referir que esta visão da posição do negócio será tanto mais completa e atualizada, quanto mais atualizada estiver a emissão dos documentos de venda e liquidação e o registo dos documentos de compra e despesa e respetivos documentos de quitação.


Poderá consultar o painel de bordo acedendo ao menu Empresa > Sumário > Resumo.



Seletor do ano: Permite definir o ano para o qual são apresentadas as informações em análise. Por definição é apresentado o ano corrente.
Janelas de informação: Ao colocar o cursor na área do gráfico, sobre determinado mês, é apresentada uma janela de informação com dados desse período, nomeadamente Vendas, Compras e Resultado Operacional.
Linhas de tendência: O gráfico dinâmico apresenta linhas de tendência, que espelham a evolução das variáveis em análise. Ao clicar na legenda de determinada linha de tendência, a mesma fica visível ou oculta em conformidade, permitindo assim uma análise diferenciada.
Quadros Resumo de Informação: Apresentam quatro blocos de dados essenciais à gestão.
  • Rendimentos: Apresenta os valores das vendas, sem IVA, para o mês em curso e o valor acumulado para o ano.
  • Gastos: Apresenta os valores de Compras e Despesas Aprovadas, assim como os Encargos por conta da entidade patronal, no caso de empresas que utilizem o módulo de Salários, no Cloudware Business, para o mês em curso e o valor acumulado para o ano. Uma vez que o IVA é tratado em função da percentagem de dedutibilidade, os valores do IVA que não são dedutíveis em compras e despesas estão aqui refletidos como custos.
  • Rendimentos–Gastos: Apresenta os valores do Resultado Operacional para o mês em curso e o acumulado anual.
  • IVA (Estimado): Devolve os valores estimados de IVA a pagar/receber para os períodos em curso e em pagamento.


Abaixo dos Quadros resumo de informação, encontra-se o botão Atualizar Agora. Os dados são atualizados automaticamente sempre que é emitido ou registado um documento. Ainda assim, é possível clicar em Atualizar Agora, para que o programa atualize a informação naquele momento. À esquerda, é apresentada a informação relativa à última atualização efetuada.



Ao colocar o cursor na seta à direita da linha do valor do IVA estimado para o período, é dada a indicação da data limite para o pagamento do imposto. Esta data também é considerada para efeitos do orçamento de tesouraria.



Deve-se aqui ressalvar a importância do correto preenchimento do campo Enquadramento em IVA, na ficha dos Dados da Empresa, disponível no menu Empresa > Configurações > Dados da Empresa. Deste modo, os valores apresentados de IVA (estimado) a pagar/receber serão calculados de acordo com a periodicidade correta – mensal ou trimestral. Saiba como definir ou alterar o enquadramento em IVA da empresa, clicando aqui.



Situação Mensal


Ao clicar no seletor Situação Mensal, surge o gráfico com os valores mensais e a sua evolução de Vendas, Compras e Resultado Operacional, que permite o acompanhamento mensal da atividade. Este gráfico é apresentado por definição.




Situação Acumulada


Clicando na opção Situação Acumulada, surge o gráfico com os valores acumulados ao longo dos meses, das Vendas, Compras e Resultado Operacional, que permite analisar a evolução da atividade, com detalhe dos valores acumulados de rendimentos e gastos.




Tesouraria


Por fim, através da opção Tesouraria, o gráfico permite analisar a evolução dos saldos da tesouraria, com detalhe gráfico e valores previstos e realizados de recebimentos e pagamentos.


A informação apresentada no gráfico de Tesouraria resulta do correto preenchimentos dos campos da data de vencimento das Faturas de Venda e de Compra e da correta emissão dos Recibos de clientes e das Notas de Pagamento a fornecedores.



E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.