Bem-vindo
entrar

Definições avançadas

A partir do menu Empresa > Configurações > Definições Avançadas poderá configurar alguns aspetos relacionados com o funcionamento do Cegid Cloudware Business.



Após acesso ao menu, ser-lhe-á apresentado a caixa de diálogo para configuração das definições avançadas na empresa.



Nas definições avançadas pode configurar os seguintes aspetos:



1. Nº de casas decimais (representação ao imprimir)


O número de casas decimais aqui definido será o número de casas decimais apresentado nos valores referentes ao  preço unitário e ao valor a transportar nos documentos registados no programa.



2. Faturas em talão


Caso pretenda poderá, a partir da seleção da opção Mostrar preço unitário, optar por apresentar o preço unitário dos itens faturados e impressos em talão.



3. Outras


3.1. Usar apenas produtos e categorias de despesa criados nos itens da empresa

Ao selecionar esta opção está a ser dada a indicação ao programa de que só poderá permitir a gravação de documentos de compra se, no separador linhas, estiverem registados apenas produtos e serviços previamente registados no programa em Empresa > Itens. Isto é, caso tenha esta opção selecionada, ao registar um documento de compra, terá que preencher a coluna Código no formulário de criação do documento. Caso contrário, o programa não irá permitir a finalização do mesmo. 


3.2. Sugerir apenas um lançamentos no registo de compras em estado pago

Caso pretenda que a sugestão de lançamento de compras inclua os movimentos relacionados com a compra e, também, os movimentos relacionados com o pagamento da mesma, deverá selecionar esta opção. De referir que esta opção é válida apenas para as faturas de compra registadas como pagas. Isto é, naquelas cujo pagamento é registado por seleção da opção Guardar como pago, no formulário de criação do documento.


3.3. Definições de importação por código QR

O preenchimento deste campo é de elevada importância para utilizadores do arquivo digital, que enviem para o programa documentos de compra com código bidimensional (QRCode). Saiba mais acerca desta funcionalidade, clicando aqui. Neste campo, poderá optar por uma das três situações:

  • Deixar documentos de compra em preparação: com esta opção selecionada, está a ser dada a indicação ao programa de que os documentos (FC e DSP) criados a partir da leitura do QRCode não deverão ser finalizados, ficando no estado Em preparação.
  • Finalizar documentos de compra: com esta opção selecionada está a ser dada a indicação ao programa de que os documentos criados (FC e DSP) criados a partir da leitura do QRCode devem ser automaticamente finalizado pelo programa. Esta opção implica, também, que a finalização da sugestão de lançamento do documento de compra é feita de acordo com a parametrização do fornecedor. Saiba como parametrizar o fornecedor, clicando aqui.
  • Finalizar documentos de compra + as sugestões na contabilidade apenas para novos fornecedor: caso opte por esta definição, está a ser dada a indicação ao programa de que deve manter o comportamento descrito no ponto anterior e que, além disso, deve também finalizar as sugestões de lançamento de novos fornecedores. 




4. Comportamento das séries por omissão


Aqui, é possível definir a série a ser sugerida para os documentos de Vendas e Compras, onde constam 3 opções:



  • Sugerir a série correspondente ao ano da data do documento: Sempre que é alterada a data do documento para um ano diferente, o programa altera a série para o prefixo do ano correspondente e alerta o utilizador dessa alteração.
  • Sugerir a série em que o utilizador emitiu o último documento: Utilizado nos casos em que existem vários locais de faturação (ex.: Porto e Lisboa) e o utilizador, num dado local, emite normalmente documentos na série correspondente ao local. Aqui, a sugestão da série é pelo último documento emitido por utilizador.
  • Sugerir a série definida como omissão: Utilizado quando a empresa pretende que seja sugerida sempre uma determinada série a todos os utilizadores que faturam.


Saibam mais acerca do comportamento das séries, clicando aqui.

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.