Bem-vindo
entrar

Exportação para a contabilidade

O Cegid Cloudware Business permite a exportação dos movimentos contabilísticos para integração em programa de contabilidade, por disponibilização de um ficheiro SAF-T (PT) de Contabilidade, em formato XML, de exportação fácil. Este ficheiro, de formato legível e comum, é independente do programa utilizado, não afetando a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. Deste modo, poderá proceder à importação deste ficheiro utilizando um qualquer programa de Contabilidade. 


De salientar que, para uma exportação válida e bem-sucedida do referido ficheiro, deverá garantir que o Plano de Contas do Cegid Cloudware Business está integralmente preenchido, especialmente no que diz respeito à indicação dos sufixos para a contabilidade em todas as contas de movimento.


Para ter acesso a esta funcionalidade, deverá começar por selecionar a opção Ativar a exportação para contabilidade externa quando usa outro Sistema de Contabilidade disponível no menu Empresa > Configurações > Dados da empresa. Saiba mais acerca do preenchimento dos dados da empresa, clicando aqui.



Posto isto, a funcionalidade Exportação para a contabilidade ficará disponível no menu Empresa > Importação e Exportação



Este menu apresenta, em linha, a listagem das informações mais relevantes de cada documento emitido e, correspondentemente, de cada movimento contabilístico gerado, tais como o Número, o Cliente, a Data do Documento, o Valor Total do movimento e a indicação se o movimento não estiver saldado. Ao clicar no Número do Documento, é-lhe apresentado o documento emitido. 

Ao clicar na seta de expansão, à esquerda do Número do Documento, tem acesso ao detalhe do movimento, contas movimentadas, a débito e a crédito, e respetivos valores. Nos movimentos não saldados, poderá efetuar as correções devidas, por preenchimento dos campos Conta e Descrição da Conta.


Botão Gerar novamente os movimentos: Permite a aplicação das correções efetuadas nos movimentos não saldados.
Botão Exportar movimentos contabilísticos: Permite a apresentação e exportação dos movimentos contabilísticos para ficheiro SAF-T (PT), bem como para os formatos XLS e formatos próprios de outros sistemas contabilísticos. 
Filtros: Os filtros de seleção Ano, Mês e Origem do movimento permitem a seleção do período para apresentação dos movimentos contabilísticos e a origem dos mesmos (Vendas, Recebimentos, Processamento/Pagamento de salários).
Botão Configurar código de contas: O botão Configurar Código de Contas permite o acesso rápido ao Plano de Contas SNC, também disponível no menu Empresa > Plano de contas SNC > Código de contas SNC.
Quadro Resumo: Apresenta o detalhe do número de documentos emitidos para o período, indica a data e hora do último processo de Geração de Movimentos e apresenta os valores movimentados por classe de conta.


Após verificação dos movimentos, ao clicar em Exportar Movimentos Contabilísticos, é encaminhado para a caixa de seleção das datas dos movimentos contabilísticos a exportar.



Definidas as datas e clicando em Extrair, são apresentados os movimentos contabilísticos a exportar, detalhados por diário e movimento, com indicação das contas movimentadas a débito e a crédito.



Ao clicar no botão SAF-T, é encaminhado para a janela de exportação do ficheiro SAF-T, que permite exportar o ficheiro SAF-T (PT) de contabilidade. 



Alternativamente, poderá proceder à exportação do ficheiro para o formato de edição XLS e para formatos de exportação específicos de outros sistemas de contabilidade, através da opção Outros formatos.


Note-se que esta funcionalidade apenas se encpntra disponível para o Cegid Cloudware Business


E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.