Bem-vindo
entrar

Importação de Ficheiro SAF-T (PT) de Faturação

Com vista a facilitar o início de trabalho, o Cegid Cloudware Business permite a importação dos dados dos clientes, dos fornecedores, dos produtos e serviços e dos documentos de venda do anterior sistema de Faturação, por via da importação do ficheiro SAF-T (PT) gerado no referido programa.


Por outro lado e caso o plano Premium do Cegid Cloudware Business se encontre subscrita mas o seu cliente utiliza outro software de faturação, poderá importar o ficheiro SAF-T (PT) da faturação para obter as sugestões de lançamento de vendas em conformidade. 


De referir que só é garantida a importação com sucesso de ficheiros SAF-T (PT) que passem no processo de validação do validador da AT. Poderá aceder ao validador clicando aqui. Antes de efetuar a importação, o Cegid Cloudware Business fará uma validação estrutural prévia, igual à do validador da AT, e lançará um erro caso o ficheiro não seja válido.



Como importar o ficheiro SAF-T (PT) de faturação?


Para importar o ficheiro SAF-T (PT) de faturação deverá aceder ao menu Empresa > Importação e exportação > Importar ficheiro SAF-T (PT)



Neste menu, poderá consultar as importações já efetuadas, assim como importar novos ficheiros SAF-T.



Ao clicar no botão Importar ficheiro SAF-T (PT), é reencaminhado para a caixa de diálogo de importação do ficheiro SAF-T (PT). 


Importar os documentos de venda?: Ao colocar o visto na opção Importar os documentos de venda?, o programa irá importar todas as Faturas e demais documentos de venda constantes do ficheiro SAF-T (PT).
Considerar os documentos como pagos: Ao selecionar esta opção o programa ignora os recibos incluídos no ficheiro SAF-T e considera os documentos, Faturas (FT) e/ou Faturas Simplificadas (FS), como pagos. Aqui, poderá configurar o Método a utilizar, entre a configuração definida nos clientes ou um método de pagamento específico, para liquidação dos recibos. Saiba como configurar o método de pagamento na ficha dos clientes, clicando aqui.
Importar vendas ao consumidor final resumidas?: Ao colocar o visto na opção Importar vendas ao consumidor final resumidas?, o programa importa todas as Faturas e demais documentos de venda, que tenham sido emitidos ao consumidor final de forma 
agregada, por dia.
Como importar os produtos e serviços do SAF-T?: Esta opção permite definir se pretende considerar todos os itens constantes no ficheiro SAF-T como produtos ou como serviços ou se pretende que o programa importe os itens com a tipologia definida no ficheiro SAF-T.


Atualizar os dados da empresa com os dados do ficheiro SAF-T (PT)?: Esta opção permite que os dados da empresa, no Cegid Cloudware Business, sejam atualizados de acordo com os dados cadastrais constantes do ficheiro SAF-T (PT). Não é sugerida a seleção desta opção se a informação, nos dados da empresa, já se encontrar corretamente preenchida.
Carregar Ficheiro: Permite selecionar o ficheiro SAF-T (PT) a importar. Caso o tamanho do ficheiro exceda os 50Mb, deverá, primeiramente, comprimir o ficheiro numa pasta .zip. Depois de introduzir o ficheiro deverá clicar em Importar para concluir a importação. 


Após a importação do ficheiro SAF-T (PT) é conveniente consultar o resumo da importação do mesmo, por clique na opção Importado com erros, disponível na coluna Estado. Aqui poderá verificar se o ficheiro importado contém erros ou alertas, que podem ser verificados, clicando no "i" à direita do número de erros.




Caso o módulo de vendas do Cegid Cloudware Business não se encontre subscrito e se importe o ficheiro SAF-T (PT) de faturação para obter as sugestões automáticas de lançamento de vendas na contabilidade, deverá gerar as sugestões de lançamento de vendas para automatizar o registo contabilístico. Clique aqui para saber como gerar as sugestões de lançamento de vendas.

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.