A área Entidades, disponível no menu Salários > Configurações > Empresa, permite a introdução de Entidades para as quais sejam efetuadas deduções por conta da empresa ou dos seus colaboradores. Poderá introduzir Seguradoras, Sindicatos, Serviços Sociais e outras entidades.
Descontos para Segurança Social, retenção de IRS, FCT e FGCT não exigem a criação de entidade, uma vez que são realizados pelo programa de forma automática no processamento.
Botão "+": O botão "+", no canto superior esquerdo, abre a caixa de diálogo de criação da entidade, apresentando as seguintes opções: Seguradora, Sindicato, Serviço Social ou Outra.Listagem de Entidades: Este menu apresenta a listagem de Entidades criadas, em linha, identificando o código interno atribuído, o tipo de entidade e a denominação da entidade.Filtros de contexto: A opção Ver todos os filtros permite a aplicação de filtro das Entidades a apresentar por Tipo de Entidade.Menu Deslizante: A seta de menu deslizante permite o acesso às seguintes operações: Editar (abre a caixa de diálogo da Entidade para edição) e Eliminar (permite a eliminação da Entidade).
Como criar uma nova entidade?
Para proceder à criação de uma nova Entidade, bastará clicar no botão "+" e selecionar o tipo de Entidade que pretende criar: Seguradora, Sindicato, Serviço Social ou Outra.
Aberta a janela de criação da entidade, deverá preencher os campos com a informação pretendida, sendo que os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.
Código: Permite a atribuição de um código interno à entidade.Descrição: Permite a introdução do nome da entidade. Ao pesquisar o programa apresenta a listagem de seguradoras disponibilizada pela ISP (Instituição dos Seguros de Portugal) para seleção. Ao escolher a seguradora o programa preenche automaticamente o Código ISP.Valor a descontar pelo ColaboradorTipo de valor a aplicar: Permite definir se o valor a descontar pelo colaborador é em Percentagem do(s) Abono(s) associado(s) ou em valor definido pelo utilizador.Valor a aplicar: Permite a introdução do valor a descontar pelo colaborador, em percentagem, ou em valor absoluto, consoante a opção definida anteriormente.Valor a descontar pela EmpresaTipo de valor a aplicar: Permite definir se o valor a descontar pela Entidade é em Percentagem do(s) Abono(s) associado(s) ou em valor definido pelo utilizador.Valor a aplicar: Permite a introdução do valor a descontar pela Entidade, em percentagem, ou em valor absoluto, consoante a opção definida anteriormente.
Rubrica analítica: Permite a definição da rubrica analítica, se aplicável.