Bem-vindo
entrar

Abater Ativos

Para abater um ativo, deverá aceder ao menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado.



Aqui, deverá selecionar o ativo pretendido, na listagem das fichas de ativos deste menu. Posto isto, terá de clicar na seta à direita do botão Depreciar, no canto superior direito da ficha do ativo, e selecionar a opção Abater ou, então, abrir o menu de opções do ativo, na listagem de ativos e selecionar a opção Abater.



De seguida, é necessário indicar o ano e o mês para os quais se pretende processar o abate, assim como o Tipo de abate (Venda, Sinistro, Doação, Abate ou Outros), o Valor da realização, o Valor a reinvestir e, se aplicável, o valor a preencher no Campo 9, da declaração Modelo 31. Por fim, bastará clicar em Executar.



O abate irá ficar no estado Em preparação, pelo que, antes de finalizar a operação, deverá confirmar se os valores do abate se encontram corretos nos separadores da Análise Contabilística e Análise Fiscal. Enquanto a operação se encontrar Em preparação, estes valores são apresentados a cinzento, como forma de indicar que ainda não são definitivos.



Pretendendo finalizar o abate, poderá fazê-lo no menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado, clicando no identificador da operação, que se encontra por cima da ficha do ativo em causa e selecionando a opção Finalizar.



Alternativamente, é possível finalizar o abate no menu Ativos > Atividade > Histórico. Aqui, terá de abrir o menu de opções, na linha da operação pretendida, e clicar em Finalizar.



Após a finalização da depreciação, a declaração Modelo 31 é preenchida automaticamente.

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.