Centro de Ajuda

Bem-vindo
entrar

Registo de Imparidade a um Ativo

Para registar uma imparidade a um ativo, deverá aceder ao menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado.



Aqui, deverá selecionar o ativo pretendido, na listagem das fichas de ativos deste menu. Posto isto, terá de clicar na seta à direita do botão Depreciar, no canto superior direito da ficha do ativo, e selecionar a opção Imparidade ou, então, abrir o menu de opções do ativo, na listagem de ativos e selecionar a opção Imparidade.



De seguida, é necessário indicar o ano e o mês para os quais se pretende processar o abate, assim como o Valor recuperável, o Valor residual, o Valor não depreciável e a Extensão da vida útil (em anos)Caso o valor seja Aceite fiscalmente, deverá, também, selecionar esta opção. Por fim, bastará clicar em Executar.



A imparidade irá ficar no estado Em preparação, pelo que, antes de finalizar a operação, deverá confirmar se os valores do abate se encontram corretos nos separadores da Análise Contabilística e Análise Fiscal. Enquanto a operação se encontrar Em preparação, estes valores são apresentados a cinzento, como forma de indicar que ainda não são definitivos.


De acordo com o que foi preenchido, o programa define automaticamente se a operação se trata de uma imparidade ou de uma reversão de imparidade.



Pretendendo finalizar a imparidade, poderá fazê-lo no menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado, clicando no identificador da operação, que se encontra por cima da ficha do ativo em causa e selecionando a opção Finalizar.



Alternativamente, é possível finalizar a imparidade no menu Ativos > Atividade > Histórico. Aqui, terá de abrir o menu de opções, na linha da operação pretendida, e clicar em Finalizar.



E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Sorry we couldn't be helpful. Help us improve this article with your feedback.