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Comunicação e integração com a Segurança Social

Ações disponíveis no Cloudware Business para integração com a Segurança Social através do menu Salários > Cadastro de pessoal:


- Sincronização dos estados com a Segurança Social

- Comunicação de vínculos dos colaboradores

- Comunicação de contratos

- Comunicação de cessações de contrato

- Comunicação de alteração de rendimento


Adesão à plataforma de serviços de interoperabilidade


Este registo deve ser realizado no site da Segurança Social direta através do menu: Perfil -> Aderir à Plataforma de Serviços de Interoperabilidade:


 

Sincronização dos trabalhadores com a Segurança Social


Esta ação compara a informação entre a Segurança Social e o Cloudware Business, relativa a colaboradores com vínculo encontrados na Segurança Social; colaboradores sincronizados como vinculados; colaboradores sincronizados com contratos; colaboradores no Cloudware Business sem vínculo na Segurança Social e colaboradores no Cloudware Business com vinculo na segurança social sem registo na segurança social.



Este é o primeiro passo antes de iniciar as comunicações com a segurança social, a ação está disponível no botão menu principal, no menu Salários > Cadastro de pessoal:


Através desta ação é possível obter a seguinte informação dos colaboradores registados na segurança social e no Cloudware Business.

1- Colaboradores com vínculo encontrados na segurança social
2- Colaboradores sincronizados como vinculados
3- Colaboradores sincronizados com contratos
4- Colaboradores no Cloudware Business sem vinculo na segurança social
5- Colaboradores no Cloudware Business com vinculo na segurança social sem registo na segurança social



A ação descrita, vai despoletar os seguintes registos no cadastro do pessoal:



Com vínculo na SS


Sem contrato com a SS



Existem diferenças com a SS


Consulta dos dados registados na Segurança Social:



A consulta de dados permite efetuar tanto a consulta de vínculos na segurança social como a consulta dos contratos dos colaboradores.

 

Consulta dos vínculos permite:


• Identificar o trabalhador;
• Tipo de vínculo do trabalhador;

• Períodos de taxas diferentes;

• Local de trabalho do trabalhador e respetivo período de permanência.



Consulta dos contratos



Comunicar vínculo à Segurança Social


Comunicação de novos colaboradores à segurança social:



Após selecionar a opção "Comunicar vínculo à SS" é visualizado os campos que vão ser comunicados à segurança social:


Para realizar esta acção os seguintes devem estar preenchidos:
- NISS
- Data de nascimento
- Nome
- Modalidade do contrato
- Motivo de contrato (obrigatório apenas para contratos de curta duração)
- Prestação do trabalho
- Profissão
- Vencimento
- Data de inicio do contrato
- Data de renovação

Após a comunicação do registo do vínculo à segurança social o ícone passa por duas fases: 


Vínculo a amarelo: Aguardar a aprovação do registo do vínculo por parte da segurança social



Vinculo a verde: Vínculo aprovado e registado na segurança social



A comunicação dos MOE apenas é possível pelas vias tradicionais da segurança social. 


Comunicar contrato à Segurança Social


Permite comunicar alterações de contratos ao longo do tempo (por exemplo, renovação de um contrato a termo, passagem de contrato a termo para sem termo, etc.) ou registar contratos de trabalho de vínculos comunicados antes de 01/04/2022.



Após selecionar a opção "Comunicar contrato", é demonstrado o resumo de comunicação à Segurança Social: 



Comunicação de contratos em lote com a Segurança Social


Para cada colaborador é possível confirmar a informação que vai ser comunicada para cada colaborador:



Contrato a verde: Contrato registado


Comunicar cessação de vínculos à Segurança Social


Após a data de cessação do contrato ficar gravada na ficha do colaborador:


Passa a estar disponível a ação de comunicar a cessação do colaborador na segurança social, na listagem de cadastro da segurança social: 



Para realizar esta ação deve preencher os dados para realizar a comunicação da cessação na segurança social: 



Comunicar alteração de rendimento à Segurança Social

A partir do Cloudware Business é igualmente possível comunicar os aumentos salariais à Segurança social, para isso e após a alteração do vencimento ser guardado na ficha do colaborador: 



Pode ser efetuada a comunicação desta alteração para a Segurança Social acedendo à seta de ações do colaborador.



Esta ação pode ser efetuada, de igual forma, em lote, acedendo a botão "+" no canto superior esquerdo no menu do Cadastro de Pessoal.



M
Manuel is the author of this solution article.

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