Bem-vindo
entrar

Parametrização do fornecedor de autofaturação

Por forma a ser possível a emissão de faturas de autofaturação, os fornecedores respetivos deverão estar marcados como fornecedores de autofaturação. Para tal, deverá aceder à tabela de Fornecedores, seguindo a opção de menu Empresa > Entidades > Fornecedores, e abrir a ficha de cadastro do fornecedor pretendido.


As configurações a efetuar na ficha do fornecedor diferem dependendo se o fornecedor seja Não Sujeito Passivo ou Sujeito Passivo.



Fornecedor Não Sujeito Passivo


No caso de fornecedores Não Sujeitos Passivos, acedendo à ficha do fornecedor, basta colocar o visto na opção Autofaturação?.


Lembramos que, nos casos em que o Fornecedor seja Não Sujeito Passivo, o documento terá que ser emitido em série própria, utilizada para todos os fornecedores Não Sujeitos Passivos e com numeração sequencial. Saiba como criar uma série de documentos, clicando aqui.




Fornecedor Sujeito Passivo


Caso o fornecedor seja Sujeito Passivo, deverá ser colocado o visto na opção Sujeito passivo?, assim como na opção Autofaturação?.



Nos casos em que o Fornecedor seja Sujeito Passivo, é obrigatória a utilização de uma série de documento única, com numeração sequencial própria. Logo, deverá criar uma série de documentos específica, para a emissão de faturas de autofaturação, somente para o fornecedor em causa. Poderá criar a série diretamente na ficha do fornecedor ou, caso já tenha criado uma série para o efeito, terá de associar essa mesma série ao fornecedor em questão. Vejamos de seguida como efetuar cada uma das duas configurações.



Criação de série de autofaturação na ficha do fornecedor


Para criar uma série de autofaturação específica para o fornecedor em questão, após selecionar a opção Autofaturação?, terá de clicar no botão "+", disponível no campo Série de autofaturação



Será, assim, aberta a janela de criação da série de documentos. Aqui, deverá preencher o campo Prefixo com a designação da série que a distinga das demais séries de documentos.


O campo Descrição pode ser preenchido com maior detalhe, que o permita ajudar a identificar e distinguir a série. 


Pretendendo, poderá proceder com o preenchimento das demais informações, de caráter opcional.


Para concluir a operação, deverá clicar no botão Gravar, na terceira página.



Posto isto, a série criada ficará associada ao fornecedor em questão, não podendo ser utilizada para documentos de autofaturação de outros fornecedores.


Pode verificar, no menu Empresa > Configurações > Séries de documentos, que a série criada apenas ficará disponível para o tipo de documento FCA - Fatura de autofaturação.




Associação de uma série previamente criada, na ficha do fornecedor


Alternativamente à criação de uma série de autofaturação diretamente na ficha do fornecedor, poderá criar a série de documentos através do menu Empresa > Configurações > Séries de documentos. Saiba mais sobre como criar uma série de documentos, clicando aqui.


Lembramos que deverá ser criada uma série para cada fornecedor Sujeito passivo e esta deverá ser utilizada somente no tipo de documento Fatura de autofaturação. Desta forma, sendo a série criada para este efeito, deverá inativar a série criada para todos os restantes tipos de documentos.


Para tal, acedendo ao menu Empresa > Configurações > Séries de documentos, na linha da série em causa, deverá abrir o menu de opções e selecionar a opção Desativar.



Esta opção irá desativar a série para todos os tipos de documento, sendo, depois, necessário ativar a série apenas para o documento pretendido. Para isso, deverá, na linha do tipo de documento em causa, clicar no botão Editar, e colocar o visto na opção Ativa.




Posto isto, na ficha do fornecedor, no menu Empresa > Entidades > Fornecedores, após selecionar a opção Autofaturação?, terá de selecionar a série anteriormente criada no seletor Série de autofaturação.



E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.