Bem-vindo
entrar

Diários

Ao conceito de diário contabilístico está associada, comummente, a necessidade de um correto arquivo dos documentos contabilísticos, de forma numericamente ordenada, tipificando o mecanismo de controlo. 


A tabela de Diários, disponível na opção de menu Contabilidade > Configuração > Diários, está pré-configurada, apresentando os tipos de diários mais comuns e configurados de acordo com o disposto na Portaria nº 302/2016, de 2 de dezembro. 




No entanto, o utilizador pode editar os diários disponibilizados, bem como promover a criação de novos diários.



A listagem de diários apresenta a lista de diários criados e ativos, com referência ao identificador, tipo e periodicidade.


A periodicidade permite definir o período a considerar para a numeração do diário: mensal ou anual; se mensal, os primeiros dois dígitos identificam o mês, sendo que no mês seguinte, a numeração é reinicializada; se  anual, é seguida a numeração contínua ao longo do ano. 

Na linha de cada diário apresentado na listagem, está disponível o menu de opções, que permite aceder à caixa de diálogo de edição do diário, através da opção Editar diário, ou anular o diário, através da opção Remover diário.



Para criar um novo diário, deverá clicar no botão Novo Diário, que abrirá a caixa de diálogo de criação de um novo diário.

Na criação de um novo diário é apresentado o seguinte formulário:



O campo Identificador permite a introdução do código / sigla de identificação do diário, enquanto o campo Nome permite a introdução da descrição a atribuir ao diário. 


O campo Tipo permite a seleção do tipo de diário a criar, de acordo com a lista abaixo: 

  • Abertura: diário onde são realizados os movimentos de abertura de exercício;
  • Apuramento de resultados: diário onde devem ser lançados os movimentos de apuramento, permitindo, posteriormente, a emissão de balancetes com inclusão dos movimentos de apuramento. De referir que estes movimentos são exportados no SAF-T(PT) como TransactionType = “A”– Apuramento de resultado.
  • Retificação: diário sugerido para registo de movimentos retificativos e de regularização; Estes movimentos são exportados no SAFT-T(PT) como TransactionType = “R” – Regularizações do período de tributação;
  • Movimentos de ajustamento, diário sugerido para registo de movimentos de ajustamento. Estes movimentos são exportados no SAF-T(PT) como TransactionType = “J”– Movimentos de ajustamento.


Por último, o campo Periodicidade permite definir o comportamento do numerador do diário respetivo - Mensal ou Anual. 


Na opção periodicidade Mensal, o número de lançamento segue uma sequência de numeração ao longo do mês, sendo que os primeiros dois dígitos identificam o mês. É, portanto, sugerido o numerador com a informação Mês / Número de Lançamento, reiniciando a numeração a cada mês. 


Na opção periodicidade Anual, o número de lançamento segue uma sequência única de numeração ao longo do exercício. É, portanto, sugerido o numerador com a informação Número de Lançamento. 

 



E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.