Bem-vindo
entrar

Como substituir uma DRI rejeitada?

De acordo com o Guia Prático da Entrega e Rejeição da Declaração de Remunerações da Segurança Social, após a rejeição da declaração terá 5 dias para realizar a substituição da mesma. 


Desde maio de 2016 que as declarações mensais de remunerações passaram a ser rejeitadas, caso possuam erros no seu preenchimento. Os diversos códigos de erros de rejeição da DMR podem ser consultados no Guia Prático acima indicado.


Dependendo do motivo pelo qual a DMR da sua empresa tiver sido rejeitada, os passos a seguir no Cegid Cloudware Business podem ser diferentes.


Caso a nova DMR a entregar seja exatamente igual à DMR rejeitada, porque, por exemplo, existem trabalhadores da DMR que não foram inscritos na SS pela entidade empregadora, deverá:

1. Corrigir a situação que originou a rejeição. Neste caso, proceder com a inscrição dos trabalhadores na SS;

2. Criar a declaração de substituição da DMR-SS, acedendo ao menu Histórico e documentos arquivados. Aqui, ao clicar no botão circular de acesso ao menu principal, no lado esquerdo do ecrã, surge a opção Criar declaração de substituição;


 


3. Submeter a nova declaração de remunerações, seguindo os passos aqui apresentados, no ponto 2.1. Submissão da declaração.


Caso a nova DMR a entregar deva ser diferente da DMR rejeitada, porque existe informação incorreta na mesma, como por exemplo a data de nascimento de algum colaborador, deverá:


1. Reabrir o mês e reprocessar os recibos de vencimento com as alterações pretendidas. Neste caso, deverá antes de reprocessar o recibo, alterar a data de nascimento do colaborador na ficha do mesmo;

2. Finalizar os processamentos e voltar a Fechar o mês para criar DMR e DRI. Desta forma, o programa gerará automaticamente a declaração de substituição e ao aceder ao menu Histórico e documentos arquivados poderá verificar a nova declaração gerada.

3. Submeter a nova declaração de remunerações, seguindo os passos aqui apresentados, no ponto 2.1. Submissão da declaração.

D
Diogo is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.