Bem-vindo
entrar

Comunicação de documentos de venda

A comunicação de documentos de venda à AT a partir do Cegid Cloudware Business, via Webservice, poderá ser efetuada de duas formas: diretamente na linha do documento em causa ou no menu Comunicar e-fatura.


É possível configurar a comunicação automática dos documentos de venda à AT. Saiba como, clicando aqui.



Comunicação a partir da linha do documento


Para comunicar uma fatura ou um documento retificativo através da linha do documento, deverá aceder ao menu Vendas > Documentos de Venda, selecionando o menu onde se encontra o documento em causa, consoante se trate de uma Fatura, Fatura simplificada, Fatura-recibo, Nota de crédito ou Nota de débito.


 

Aqui, na linha de cada documento, deverá clicar na nuvem azul para comunicar o mesmo. 




Comunicação a partir do menu Comunicar e-fatura


A partir do menu Vendas > Documentos de Venda > Comunicar e-fatura, poderá, mais facilmente, identificar quais os documentos que se encontram por comunicar, podendo comunicar os mesmos de forma individual ou em lote.


 

Aqui, poderá comunicar individualmente cada documento ao clicar no botão Comunicarna linha do mesmo.



Caso pretenda comunicar todos os documentos filtrados em lote, deverá clicar no botão Comunicar todos à AT, que está disponível na coluna Ajuda, do lado direito, ou no círculo azul, no canto superior esquerdo.



Poderá filtrar os documentos apresentados por mês, ano e estado (Por comunicar ou Todos), clicando em Ver todos os filtros.




Resultado da comunicação


Clicando em Comunicar, será aberta a janela onde terá de preencher os dados de acesso da empresa ao Portal das Finanças, designadamente, o NIF e senha do sujeito passivo. 


Poderá gravar os dados de acesso da empresa ao Portal das Finanças, no menu Empresa > Configurações > Senhas da Empresa, para que não seja necessário colocar a senha sempre que pretende efetuar a comunicação dos documentos à AT. Saiba como gravar as senhas da empresa, clicando aqui.



Posto isto, ao clicar em Enviar, a comunicação do documento será efetuada via Webservice, automaticamente.


Após a comunicação do documento, será dada a indicação se o mesmo foi comunicado com sucesso ou se houve algum erro na comunicação. Para consultar o resultado da comunicação, clicando no botão Sucesso, na coluna Código AT.


 

Na janela do resultado da comunicação, poderá consultar qual o utilizador que efetuou a comunicação, no campo Pedido de envio por, as datas de envio e receção do pedido de comunicação, o estado do pedido (Sucesso ou Erro). No campo Resposta da AT, conseguirá verificar se o documento foi registado com sucesso ou, no caso de ter sido devolvido erro na comunicação, qual o erro devolvido pela AT.




Ativar alertas de comunicação de Faturas


Efetuando a comunicação dos documentos de venda via Webservice, ou seja, diretamente a partir do Cegid Cloudware Business, poderá ativar alertas que serão devolvidos sempre que existirem documentos de transporte por comunicar. Para tal, deverá aceder ao menu Empresa > Configurações > Dados da Empresa e selecionar a opção Comunicação de Faturas via Webservice, na secção Comunicação.



Posto isto, sempre que existirem documentos de venda por comunicar, será dado o alerta de quantas faturas estão por comunicar, nas notificações, no canto superior direito. Após comunicação das faturas, o alerta é atualizado automaticamente.




Marcar documento como comunicado externamente


Caso efetue a comunicação dos documentos de forma externa ao Cegid Cloudware Business, poderá dar essa indicação, acedendo ao menu Empresa > Documentos de Venda > Comunicar e-fatura. Aqui, deverá selecionar os documentos em causa e selecionar a opção Marcar como comunicado externamente.



Desta forma, deixarão de ser exibidas notificações de falta de comunicação para estes documentos.


Caso pretenda comunicar os documentos de venda mediante o envio do ficheiro SAF-T (PT) de faturação, clique aqui para saber como exportar o ficheiro, no Cegid Cloudware Business.

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.