Bem-vindo
entrar

Ecrã de Processamento

O separador Alterações, Processamentos e Encerramentos, disponível no menu Salários > Processamento permite consultar, processar e finalizar os recibos de vencimento. Neste, é possível introduzir, corrigir ou anular alterações de Abonos e Descontos, de modo a serem refletidas nos processamentos dos funcionários, como sejam as faltas, as horas extra, as ajudas de custo e os quilómetros em viatura própria, os abonos extraordinários ou os descontos extraordinários. Saiba mais acerca do processamento de um recibo de vencimento, clicando aqui.



Para além do processamento das remunerações, são aqui permitidas tarefas essenciais, como o reprocessamento, o acesso ao Recibo Detalhado, a finalização dos processamentos e a entrega ou envio dos recibos de vencimento aos colaboradores. 


1 - Lista de colaboradores
2 - Filtros: Permitem a pesquisa em texto livre do colaborador, por mês e ano de processamento e por estado e tipo de processamento.
3 - Área de processamento
4 - Informações / Legenda
5 - Menu principal: Permite realizar determinadas ações sobre todos os colaboradores.



Ações disponíveis na listagem de colaboradores:


A listagem de colaboradores apresenta, em linha, a introdução de alterações por colaborador. Por clique na seta de expansão é possível executar ações tais como Finalizar, Reprocessar e Reabrir o recibo desse mesmo colaborador e Encerrar o contrato, para saber mais informações sobre a esta funcionalidade clique aqui.



Por seleção de diversos colaboradores, é possível realizar ações em lote sobre os colaboradores selecionados, na barra de seleção múltipla, como Reprocessar, Finalizar, Entregar recibos, Imprimir e Descarregar.


 

Acesso ao menu principal e respetivas ações: 


No botão de acesso ao Menu principal, no canto superior esquerdo, é possível executar ações como Fechar o mês para gerar a DMR e DRI, processar e finalizar todos os processamentos, entregar os recibos aos funcionários, pela opção Entregar todos os recibos, e à empresa, através da opção Enviar recibos para o e-mail da empresa. Através deste menu poderá, também, ser realizado o download de todos os recibos de vencimento do mês selecionado e a importação de alterações por Excel (Caso pretenda saber mais sobre esta última funcionalidade clique aqui). 


Opção Fechar mês de setembro e criar DMR e DRI: Para que o programa gere os ficheiros da DMR-AT e DMR-SS é necessário fechar o mês após a finalização dos recibos dos colaboradores. Depois de fechar o mês, o botão azul de acesso ao menu principal será substituído por um cadeado, para impedir qualquer alteração aos recibos enquanto o mês se encontra fechado. 
Caso pretenda realizar alterações num mês que se encontre encerrado, deverá clicar no cadeado e de seguida na opção Reabrir mês. Para reabrir o mês será necessário introduzir uma senha de acesso ao programa Cegid Cloudware Business. 


As ações Fechar o mês para gerar a DMR e DRI e Entregar recibos ao funcionário e à empresa incluem unicamente os processamentos que se encontrem finalizados. 


Ações disponíveis na área de processamento: 


Na área do processamento é possível visualizar o estado dos recibos processados. Estes assumem a cor amarela quando se encontram em preparação (não finalizados) e a cor branca quando se encontram finalizados. Além disso, no canto superior direito desta área, é possível executar ações como introduzir alterações no recibo que se encontra selecionado, visualizar o recibo detalhado ou imprimir o recibo.  


1 - Seletor de recibos: Na área de processamento é possível selecionar os diferentes tipos de recibos processamentos entre Normal, S. Férias e S. Natal.
2 - Introdução de alterações: Permite introduzir/editar ou remover alterações na área de processamento. Para voltar ao processamento, deverá clicar no botão Ver processamento, que passará a estar disponível no mesmo local que este.
3 - Processar recibo: Permite processar o recibo que se encontra selecionado (Recibo normal, Recibo S. Férias ou Recibo S. Natal).
4 - Finalizar recibo: Permite finalizar o recibo que se encontra selecionado (Recibo normal, Recibo S. Férias ou Recibo S. Natal).
5 - Imprimir
6 - Download ficheiro PDF

7 - Botão de ações sobre o recibo selecionado: Permite executar ações como aceder ao Recibo detalhado, para compreensão dos cálculos efetuados, ou imprimir o recibo selecionado em diferentes formatos.


Informações/Legenda


À direita da área de processamento, é apresentado o botão "i", que remete para a legenda dos ícones apresentados na listagem dos colaboradores, para consulta.



E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.