A comunicação de documentos de transporte à AT e a obtenção do respetivo código da AT, a partir do Cegid Cloudware Business, via Webservice, poderá ser efetuada de duas formas: diretamente na linha do documento em causa ou no menu Comunicar guias.
Em empresas com o plano Premium subscrito, está disponível a comunicação automática dos documentos de transporte à AT. Saiba como configurar a comunicação automática, clicando aqui.
Comunicação a partir da linha do documento
Para comunicar uma guia através da linha do documento, deverá aceder ao menu Vendas > Documentos de Transporte, selecionando o menu onde se encontra o documento em causa, consoante se trate de uma Guia de remessa, Guia de transporte, Guia de movimentação de ativos próprios, Guia de devolução ou Guia de consignação.
Aqui, na linha de cada documento, deverá clicar no botão Comunicar.
Comunicação a partir do menu Comunicar guias
A partir do menu Vendas > Documentos de Transporte > Comunicar guias, poderá, mais facilmente, identificar quais as guias que se encontram por comunicar, podendo comunicar as mesmas de forma individual ou em lote.
Aqui, poderá comunicar individualmente cada documento ao clicar no botão Comunicar, na linha de cada guia.
Caso pretenda comunicar todos os documentos filtrados em lote, deverá clicar no botão Comunicar todos à AT, que está disponível na coluna Ajuda, do lado direito, ou no círculo azul, no canto superior esquerdo.
Poderá filtrar os documentos apresentados por mês, ano e estado (Por comunicar ou Todos), clicando em Ver todos os filtros.
Resultado da comunicação
Clicando em Comunicar, será aberta a janela onde terá de preencher os dados de acesso da empresa ao Portal das Finanças, designadamente, o NIF e senha do sujeito passivo.
Poderá gravar os dados de acesso da empresa ao Portal das Finanças, no menu Empresa > Configurações > Senhas da Empresa, para que não seja necessário colocar a senha sempre que pretende efetuar a comunicação dos documentos à AT. Saiba como gravar as senhas da empresa, clicando aqui.
Posto isto, ao clicar em Enviar, a comunicação da guia será efetuada via Webservice, sendo atribuído o código da AT ao documento, automaticamente.
Para que o código da AT seja atribuído, a data e hora de carga terão de ser posteriores à data e hora da comunicação, caso contrário a AT irá considerar a operação como uma mera comunicação de dados à AT.
Após a comunicação do documento, será dada a indicação se o mesmo foi comunicado com sucesso ou se houve algum erro na comunicação. Para consultar o resultado da comunicação e o código atribuído, deverá clicar no botão Sucesso, na coluna Código AT.
Na janela do resultado da comunicação, poderá consultar qual o utilizador que efetuou a comunicação, no campo Pedido de envio por, as datas de envio e receção do pedido de comunicação, o estado do pedido (Sucesso ou Erro). No campo Resposta da AT, conseguirá verificar qual o código atribuído ou, no caso de ter sido devolvido erro na comunicação, qual o erro devolvido pela AT.
Ativar alertas de comunicação dos Documentos de Transporte
Efetuando a comunicação dos documentos de transporte via Webservice, ou seja, diretamente a partir do Cegid Cloudware Business, poderá ativar alertas que serão devolvidos sempre que existirem documentos de transporte por comunicar. Para tal, deverá aceder ao menu Empresa > Configurações > Dados da Empresa e selecionar a opção Comunicação de Guias de Transporte via Webservice, na secção Comunicação.
Posto isto, sempre que existirem documentos de transporte por comunicar, será dado o alerta de quantas guias estão por comunicar, nas notificações, no canto superior direito. Após comunicação das guias, o alerta é atualizado automaticamente.
Marcar guia como comunicada externamente
Caso efetue a comunicação da guia de forma externa ao Cegid Cloudware Business, poderá dar essa indicação, acedendo ao menu Empresa > Documentos de Transporte > Comunicar Guias. Aqui, deverá selecionar os documentos em causa e selecionar a opção Marcar como comunicado externamente.
Poderá, também, efetuar esta operação no menu Vendas > Documentos de Transporte, selecionando o menu onde se encontra o documento em causa, onde deverá selecionar os documentos já comunicados e clicar em Comunicado por outra via.
Desta forma, deixarão de ser exibidas notificações de falta de comunicação para estes documentos.
Atribuir código da AT
Caso o documento de transporte tenha sido comunicado por outra via, pode associar o código atribuído pela AT ao documento, no Cegid Cloudware Business. Para tal, antes de marcar o documento como comunicado externamente ou por outra via, deverá aceder ao menu Vendas > Documentos de Transporte, selecionando o menu onde se encontra o documento em causa. Aqui, abrindo o menu de opções, na linha da guia, deverá clicar em Atribuir Código da AT.