Bem-vindo
entrar

Certificados Digitais

Instalação de certificados digitais para Faturação Eletrónica


Ao utilizar o Cegid Cloudware Business para emissão de faturas, tem a garantia que todos os documentos fiscalmente relevantes gerados no programa são assinados digitalmente com um certificado avançado que o sistema cria para cada empresa.


Existem 3 tipos de certificados reconhecidos no regulamento eIDAS da União Europeia, com diferentes características e níveis de garantia dados aos documentos. Saiba mais sobre os tipos de assinatura eletrónica clicando aqui


As faturas eletrónicas enviadas por EDI - Electronic Data Interchange ou (Intercâmbio Eletrónico de Dados entre o fornecedor e o cliente) têm que ser obrigatoriamente assinadas com um certificado qualificado.


De acordo com o Ofício Circulado N.º 30243, de 11 de novembro de 2021, a obrigatoriedade da assinatura qualificada nas faturas eletrónicas emitidas em formato PDF foi adiada até dia 30 de junho de 2022.



Assinatura Qualificada no Cegid Cloudware Business


O Cegid Cloudware Business permite instalar, na empresa, um certificado qualificado e assinar, com esse certificado, as faturas eletrónicas emitidas e os documentos retificativos dessas faturas.


Para assinar os documentos com uma assinatura qualificada é necessário utilizar um certificado remoto. Este certificado terá que ser instalado no sistema por um utilizador que obriga a empresa. Todos os meses será ainda solicitada a renovação desse consentimento para que seja possível continuar a usar o certificado qualificado.


Esta exigência de segurança é uma obrigação imposta pelo próprio Regulamento Europeu e pelo Gabinete Nacional de Segurança. 


O Cegid Cloudware Business está integrado com a Chave Móvel Digital e permite utilizar o Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) da Chave Móvel Digital, evitando, assim, custos elevados para as empresas na utilização deste tipo de certificados.



Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE)


O Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) permite que o administrador, gerente ou diretor de uma empresa possa assinar faturas eletrónicas em softwares de faturação integrados com o SAFE.


A assinatura digital através do SAFE é certificada pelo Estado Português.


O Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) vem dar resposta e cumpre os requisitos impostos pelo DL 28/2019 de 15 de fevereiro e Regulamento UE n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de julho de 2014.


Clique aqui para saber mais e ativar o Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) na sua Chave Móvel Digital.



Como instalar um certificado qualificado no Cegid Cloudware Business?


Para utilizar o Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) deverá previamente ativar, como representante da sociedade, a sua Chave Móvel Digital com atributos profissionais. Se ainda não ativou, clique aqui para iniciar o processo.


Para instalar o certificado qualificado SAFE no Cegid Cloudware Business, deve aceder, na sua empresa, ao menu Empresa > Configurações > Certificados Digitais.




Nesta página poderá verificar que se encontra já instalado um certificado avançado na empresa, que foi criado pelo Cegid Cloudware Business, no momento em que a empresa iniciou o trabalho. 


Para instalar um Certificado Qualificado poderá optar pela utilização da Chave Móvel Digital.


Instalação do certificado qualificado da Chave Móvel Digital no Cegid Cloudware Business


Para iniciar a instalação deve carregar no botão Instalar que aparece dentro do quadro Autenticação.gov.


 

De seguida, será solicitado o e-mail do responsável da empresa com o qual foi ativada a Chave Móvel Digital com atributos empresariais.

 


O sistema irá direcionar o utilizador para o site autenticação.gov.pt, onde poderá dar consentimento ao Cegid Cloudware Business para utilizar o certificado para assinar as faturas emitidas na sua empresa.



Deverá entrar com as suas credenciais no site autenticacao.gov.pt.



Na página seguinte, terá que dar consentimento ao Cegid Cloudware Business para utilizar o certificado, como na imagem em baixo.



Por fim, bastará inserir o pin e o código enviado por mensagem pelo site autenticacao.gov.pt e o processo estará concluído.



Terá apenas que aguardar alguns segundos até ao Cegid Cloudware Business concluir a instalação do certificado.



Após concluir a instalação, o Cegid Cloudware Business irá exibir a validade e o estado do certificado. 


Com o certificado corretamente instalado, no menu Empresa > Configurações > Séries de documentos, terá que indicar em que séries pretende ativar a assinatura qualificada de documentos.



Atenção! 
Para que o certificado qualificado se mantenha válido é necessário uma reativação mensal. O processo é simples: bastará carregar no botão renovar e voltar a inserir as suas credenciais da Chave Móvel Digital como responsável da empresa.
E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.