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Criação de um pagamento a fornecedor

A criação de pagamentos a fornecedor pode ser efetuada no menu Compras > Faturas, selecionando o menu onde se encontra o documento que pretende regularizar. Aqui, a criação do pagamento poderá ser efetuada de duas formas: selecionando a opção Emitir pagamento no menu de opções da fatura pretendida, ou através da seleção múltipla de documentos, seguida da opção de Emitir pagamento. Detalhamos, de seguida, ambos os métodos.



Criação de um pagamento no menu de opções de documento


Na linha do documento, no menu de opções, é possível registar um pagamento, na opção Emitir pagamento.


 

No formulário do Pagamento serão apresentados todos ao documentos que se encontram por liquidar para o fornecedor em causa, do mais antigo para o mais recente. O documento ao qual estamos a emitir o pagamento selecionado. 


Na primeira página do formulário do Pagamento é possível selecionar os documentos a liquidar, editar a data do pagamento, a série do pagamento, o valor recebido, aplicar descontos em percentagem e/ou em valor.



No formulário dos Pagamentos há uma funcionalidade onde é possível definir o valor Total pago. O campo Total pago tem como funcionalidade distribuir o valor definido pelos documentos listados dos mais antigos para os mais recentes.



Avançando para as Opções de pagamento, para além de continuar a ser possível editar a data e a série do Pagamento, é aqui que deverá definir o Método de pagamento e, se aplicável, incluir Observações ao Pagamento (Observações internas e Observações no pagamento).


Caso o Método de pagamento se encontre definido na ficha do fornecedor, este será automaticamente assumido na emissão do Pagamento. Saiba como configurar a ficha do fornecedor, clicando aqui.



Para concluir, bastará clicar em Emitir pagamento.


Após a emissão do pagamento é apenas possível editar o Método de pagamento e a Data de recebimento, ao aceder à opção Editar opções de pagamento, no menu de opções do documento.





Criação de um pagamento através da seleção múltipla


Na listagem de documentos é possível selecionar os documentos que se pretende liquidar, quer sejam do mesmo fornecedor ou de fornecedores diferentes. Após a seleção, deverá clicar na opção Emitir pagamento



Ao selecionar documentos de fornecedores diferentes será emitido um Pagamento por fornecedor.





Nos documentos em preparação é, também, possível Finalizar e pagar, no menu de opções de cada fatura, ou selecionar um ou vários documentos em preparação e Finalizar e pagar em lote.



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