Centro de Ajuda

Bem-vindo
entrar

Relatório para a Gestão

Na secção Outros Mapas (SVAT, Balancetes, Extratos, Gestão), no menu Contabilidade > Relatórios, é disponibilizado o acesso ao Relatório para a gestão.



 

O Relatório para a gestão é um documento que visa prestar uma exposição clara e detalhada da evolução do negócio, do desempenho e da posição da entidade, permitindo desta forma, um salto qualitativo na informação prestada pelo Contabilista Certificado ao seu cliente. 


Em traços gerais, o relatório contém: 

  • Análise aos principais indicadores de gestão, nomeadamente, o volume de negócios, a posição acionista, as dívidas de clientes e a fornecedores mais relevantes e a antiguidade de saldos;
  • Demonstração dos Resultados e Balanço; 
  • Análise contabilística, com destaque para a estimativa de cálculo do IRC e a evolução dos rendimentos e dos gastos.


O relatório extrai a informação através dos módulos de Vendas e Compras e do módulo de Contabilidade. A geração da declaração Modelo 22 será, igualmente, necessária, de forma a possibilitar o cálculo da estimativa de IRC e correspondente análise. 


No assistente apresentado deve selecionar as opções pretendidas: 


 

A opção do campo Exercício Fiscal Anterior (para efeitos comparativos) permite a realização de uma análise comparativa entre exercícios, em especial no que diz respeito às Demonstrações Financeiras e à evolução do Volume de Negócios, dos Gastos com Pessoal e dos Fornecimentos e Serviços Externos.


De realçar a possibilidade de optar pelo método de geração das Demonstrações Financeiras a partir do Plano de Contas SNC ou a partir dos códigos de taxonomias. 


Por fim, é questionado se pretende o relatório em formato Excel e/ou Word. O relatório em Word está formatado para apresentação ao Empresário, sendo permitida a sua edição para qualquer alteração ou comentário adicional por parte do Contabilista Certificado.


 

O relatório em Excel disponibiliza toda a informação detalhada, que serviu de base para a produção do Relatório para a gestão, conferindo ao contabilista a possibilidade de exploração e elaboração de análises adicionais ou criação de novos indicadores.


E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Sorry we couldn't be helpful. Help us improve this article with your feedback.