Bem-vindo
entrar

Registo Contabilístico de Vendas

No Cegid Cloudware Business, os lançamentos automáticos são possíveis devido à interligação dos vários módulos à contabilidade. Saiba mais acerca da integração dos diferentes módulos com a contabilidade, clicando aqui.



Automatização do Registo Contabilístico de Vendas


Os lançamentos de venda são automaticamente sugeridos sempre que é emitido um documento de venda no menu de Vendas, desde que o exercício fiscal esteja marcado como Principal. Assim, para visualizar os lançamentos, basta colocar, no filtro do menu Contabilidade > Contabilização, o estado Sugestões de Venda


Para efeitos contabilísticos, os lançamentos com este estado não existem (antes de serem finalizados), razão pela qual não são manifestados nos relatórios. 


O próximo passo será finalizar os documentos, podendo fazer uso da finalização em lote (1) ou documento a documento (2).



Além disso, é possível realizar a finalização dos documentos diretamente no menu Vendas > Documentos de venda, através da opção Finalizar CTB, sendo possível visualizar a sugestão de lançamento no separador Contabilidade, desde que o exercício fiscal se encontre selecionado. 




O estado de Sugestão indica que é um documento criado de forma automática pela aplicação, sendo que poderá realizar alterações ao lançamento, ficando o mesmo com o estado de Em Preparação.


Caso não seja utilizado o módulo de vendas do Cegid Cloudware Business, poderá optar pela importação de ficheiros SAF-T(PT) de faturação, e, por conseguinte, obter a sugestão automática das vendas na contabilidade.


Para saber como importar o ficheiro SAF-T (PT) de Faturação no Cegid Cloudware Business, clique aqui


Após a importação do ficheiro, no menu Empresa > Importação e Exportação > Importar ficheiro SAF-T(PT), deve aceder ao menu Contabilidade > Contabilização > Sugestões de Venda. 


Aqui, deverá clicar no botão Gerar Sugestões, selecionando o Mês Inicial e Mês Final correspondente, o Tipo de lançamento Vendas e avançar para a página seguinte onde surge a opção Gerar. De seguida, serão sugeridos os lançamentos contabilísticos, necessitando apenas de validar e finalizar os mesmos. 






E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.